Testa & Cunhas

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/TC
Title type
Atribuído
Date range
1919 Date is uncertain to 1927 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 21 doc. fotográficos; Suporte: Digital; Cor: p/b; Processo Fotográfico: Ficheiro digital 33x26cm, 300 dpi's, entre 12Mb e 90Mb, TIFF, imagem fixa digital-matriz
Producer
Testa & Cunhas
Biography or history
A firma Testa & Cunhas foi constituída em 16 de Dezembro de 1927, por iniciativa de Inácio Marques da Cunha, tendo como sócios António Marques da Cunha, João Testa Júnior e Manuel Simões da Barbeira (1885-?). Esta sociedade iniciou a sua atividade com a compra dos bens da “Empreza de Navegação e Exploração de Pescas, Lda”, situada à beira ria, no lugar da Gafanha da Nazaré. A firma vendia todos os seus navios, secadouro instalado em terrenos próprios e demais artigos existentes, segundo os anúncios publicados na emprensa nacional, na época. Os navios em causa eram o “Ernani”, o “Silvina” e o “Laura”, este último ainda em construção. O lugre “Laura” foi reconstruído pelo mestre Manuel Maria Bolais Mónica, em 1927, para a “Testa & Cunhas”, saindo do estaleiro sob o nome “Cruz de Malta”. A empresa acompanhou as evoluções tecnológicas e mantêm em atividade até hoje.
Geographic name
Gafanha da Nazaré
Custodial history
Os negativos de vidro pertencem à firma Testa & Cunhas, SA, os quais foram encontrados no arquivo da empresa. Atento o seu conteúdo poderão ter como proveniência os bens comprados à “Empreza de Navegação e Exploração de Pescas, Lda”.
Acquisition information
Fotografias adquiridas por doação digital das imagens, da firma Testa & Cunhas, SA, no ano de 2010, como contrapartida pela limpeza, digitalização e acondicionamento das matrizes (negativos de vidro).
Scope and content
As imagens desta coleção retratam os estaleiros e os seus trabalhadores, navios, nomeadamente os lugres bacalhoeiros “Aguia”, “Regulus”, “Altair” e “Ariel”.
Arrangement
Ordenação numérica.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A documentação é reproduzível, contudo encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta, o fim a que se destina a reprodução. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Location of originals
Os originais encontram-se na posse da doadora.
Publication notes
http://marintimidades.blogspot.pt/2009/06/, da blogger Ana Maria Lopes; http://naviosenavegadores.blogspot.pt/2008/10/, do blogger "Reimar"; Arquivo do Museu Marítimo de Ilhavo.
Creation date
14/09/2017 16:19:53
Last modification
29/09/2017 15:42:33
Record not reviewed.