Extratos de registo de nascimentos

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADSTR/AC/CRCABT/008
Title type
Controlado
Date range
1911 Date is certain to 1976 Date is certain
Dimension and support
101 liv.; 3,65 m.l.; papel
Geographic name
Conservatória de Registo Civil de Abrantes
Acquisition information
Incorporação de 1 de Março de 2004 e de 26 de Janeiro de 2005, proveniente da Conservatória Registo Civil de Santarém
Scope and content
De 1 de janeiro de 1911 até 15 Julho de 1912 os livros de registo de nascimentos são duplicados, a partir desta data passam a Extractos de registo de nascimentos. Segundo o Código de Registo Civil publicado no Diário-Governo nº41 de 20 de Fevereiro de 1911, no artigo nº 74, os duplicados deveriam de conter : hora, dia , mês, ano e lugar em que o registo é feito, nome do funcionário que assina, nome completo, estado, profissão e domicilio da pessoa que faz a declaração de nascimento, a hora, dia, mês, ano e lugar do nascimento, sexo do registando, nome ou nomes de familia que lhe ficam pertencendo, nome próprio que lhe foi posto, qualidade de filho legitimo ou ilegitimo, nome completo, idade, profissão, naturalidade, domicilio e residência do pai e da mãe, com indicação do lugar e data aproximada do casamento (tendo casado), nomes completos, naturalidades e ultimos domicilios das testemunhas (padrinhos), quaisquer outras declarações complementares que este código exija nos casos previstos. No Diário de Governo nº175 de 27 Julho de 1912, o seu artigo 14º, estipula que para qualquer espécie de registo haverá dois livros, num dos quais se lançará cronologicamente o extrato dos assentos escritos no livro de originais, mencionando nesse extrato os seguintes elementos: dia, mês, ano, freguesia, concelho, sexo, nome do registado, mencionar se filho legitimo ou ilegitimo, naturalidade dos individuos registados e de seus pais.

Os livros incluiam também registos dos Postos de Registo Civil existentes nas Freguesias, os Postos de Registo Civil existentes no Concelho de Abrantes são: Aldeia do Mato, Alvega, Bemposta, Ferrarias, Martinchel, Mouriscas, Pego, Rio de Moinhos, Rossio ao Sul do Tejo, Ribeira do Carregar, S.Facundo, S.Miguel do Rio Torto, Souto, Tramagal. Em 1937, surge o Posto do Hospital do Salvador. Os registos destes Postos eram anexados, no final do ano, ao livro de registos da respectiva Conservatória existente na sede de Concelho, a sua numeração era alterada por forma a dar seguimento á numeração já existente no respectivo livro, as datas destes registos, não seguiam a continuidade das datas dos registos, já existentes.

Os Postos de Registo Civil existentes no Concelho de Abrantes são: Aldeia do Mato, Alvega, Bemposta, Ferrarias, Martinchel, Mouriscas, Pego, Rio de Moinhos, Rossio ao Sul do Tejo, Ribeira do Carregar, S.Facundo, S.Miguel do Rio Torto, Souto, Tramagal. Em 1937, surge o Posto do Hospital do Salvador. Os postos são extintos definitivamente em 1995.

Nos livros de Extractos de nascimentos, apartir de 1960, surgem com a denominação de "diversos", onde são registados os nados-mortos, os óbitos e os casamentos de estrangeiros.
Physical location
Piso -1
Language of the material
Português
Other finding aid
Guias de remessa
Location of originals
Portugal, Conservatória do Registo Civil de Abrantes
Notes
Os livros contêm registos dos postos de registo civil existentes no concelho de Abrantes
Record not reviewed.